Rádio A Melhor do Universo

21 abril 2014

A ESPERANÇA DA SÍRIA RENASCE A CADA MANHÃ

Igreja cuida de famílias desabrigadas


A esperança da Síria renasce a cada manhã
Desde o início da guerra civil na Síria, a Portas Abertas tem trabalhado bem próxima às igrejas parceiras para proporcionar ajuda prática e encorajamento espiritual para os mais gravemente afetados pelo conflito. Samir* em Aleppo é um excelente exemplo de trabalhadores corajosos e dedicados da Síria.
Em uma recente ligação por webcam e Skype, necessária em virtude das restrições da viagem, o colaborador da Portas Abertas Matthew* descobriu as notícias mais recentes do irmão Samir, que tem corajosamente substituído seu bom amigo, um bispo local, que tragicamente desapareceu, sequestrado por causa de seu trabalho cristão.
Poucos dias antes de desaparecer, o bispo pediu que Samir cuidasse de uma parte do trabalho em sua igreja se alguma coisa acontecesse com ele. Era como se ele soubesse. Por enquanto não há notícias dele.
Agora, a igreja está cuidando de mais de 400 famílias que ficaram desabrigadas por causa do conflito. Uma vez que a violência eclodiu há três anos, mais de 2,5 milhões de sírios fugiram do país. Outros 4 milhões estão deslocados internamente. As necessidades são extensas, e a Portas Abertas tem ajudado mais de 8 mil famílias em geral.
Samir poderia muito facilmente se juntar aos que foram embora, mas ele diz: “Eu amo essas pessoas. Eu não quero deixá-las. Queremos que os desabrigados e feridos sintam-se cercados e apoiados pela igreja durante a crise, que a igreja possa mostrar o amor de Deus por eles”.
Samir e outros como ele têm se dedicado a ouvir atentamente muitas pessoas que precisam tirar o peso de seus peitos. Mas isto significa também que as necessidades específicas de diferentes famílias precisam ser avaliadas cuidadosamente. Agora, com a ajuda da Portas Abertas, a igreja está fornecendo desde arroz a sabão em pó, e de tomilho a molho de tomate.
Samir e sua esposa Dina*, juntamente com seu filho Hadi*, são certamente símbolos pessoais de uma esperança semelhante à de Cristo no meio desse período de decadência e confusão de seu país. Dina está grávida novamente. Há muitos sinais de destruição. Mas, pela graça de Deus, também há sinais de esperança para a Síria.
*Nomes alterados por razões de segurança
   
do Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário