Rádio A Melhor do Universo

16 abril 2014

VIA PARQUE PARATIBE É O NOVO CONCEITO DA MOBILIDADE URBANA DO PAULISTA E DO LITORAL NORTE DO ESTADO



O prefeito do Paulista, Junior Matuto (PSB), e o vice-prefeito, Jorge Carreiro, apresentaram à imprensa, nesta terça-feira (15.04), na sede do governo municipal, no Centro, um projeto arrojado de engenharia que vai modernizar o traçado da mobilidade urbana na cidade e no Litoral Norte do Estado. A iniciativa, denominada Via Parque Paratibe, prevê a construção de duas pistas paralelas ligando a BR-101, em Paratibe – passando pelas PEs 15 e 22 –, até à PE-01 (Avenida Cláudio José Gueiros Leite), no Janga.
Viadutos, pontes, calçadas e ciclovias também compõem a concepção arquitetônica. As estradas vão ter 9,5 km de extensão cada uma. O Governo Municipal estima beneficiar um quantitativo superior a 240 mil habitantes. A intervenção tem um papel relevante na integração viária da Região Metropolitana do Recife. A obra gira em torno de R$ 500 milhões.
Com o funcionamento do novo traçado, a previsão é de que os motoristas levem em média dez minutos para realizar o trajeto. Cada artéria vai contar com três faixas de rolamento, sendo duas para carros de passeio e uma exclusiva para ônibus.
O projeto é dividido em três segmentos. O primeiro envolve o trecho da BR-101 à PE-15, que equivale a 3 km de extensão. O segundo compreende as PEs 15 e 22, o correspondente a 2,10 km de comprimento. Enquanto que no terceiro, situado entre as PEs 22 e 01, a distância é de 4,10 km.
O primeiro passo para concretização do projeto envolve o desassoreamento do Rio Paratibe. Essa etapa faz parte do PAC Drenagem e os recursos, avaliados em R$ 30 milhões, já estão garantidos. Dos 13 quilômetros do leito do rio, nove serão dragados. A medida vai propiciar a mecânica da macrodrenagem, além da renovação das espécies vegetais e animais existentes no ecossistema.
do Paulista em 1º Lugar 


NOTA DO BAF: O Conselho da Cidade do Paulista, participou, foi notificado, convidado, intimado para ver este projeto, contestar ou dar sugestão? Tudo que sei é que quanto ao Conselho, dizem que existe. Se alguém souber algo, queremos publicar a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário