Rádio A Melhor do Universo

24 maio 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: SER PENTECOSTAL E ASSOCIAR A CARISMA OU DOM, NADA HAVER.



Sem querer ser o pai da matéria, mas está desalinhado com a Bíblia é problema certo na caminhada.  A maneira de relacionar-se com os alunos da EBD e, companheiros ou  recomenda ou condena. 
Queria saber onde sempre estava Jesus? Estava no meio do povo. Ensinando, explicando, interagindo. Hoje, onde está parte da liderança? Em muitos locais, distante (em muitos casos) de quem realmente precisa.


Ao ler o texto de 1 Timóteo 3:16: "Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória." Ao ter a real certeza que este texto é verdade, ninguém coloca bugingangas doutrinárias na cabeça do servo de Cristo.

Os relacionamentos devem ser produtivos e, amizades tem como base relacionamento e nunca posicionamento. Tem gente que está meio perdido na caminhada. Está trocando os fundamentos e, a chave hermenêutica já não cabe, parece que o tal é maior, não cabe em si, diante da pseudo alto suficiência.

Este também já não aprende com os demais, só está apto a ensinar a doutrina e, afastada do Espírito Santo e logicamente da Bíblia. Aí o que se espera desta igreja como um hospital, ou se encontra como museu ou, panela de pressão.


O ministério de ensino, entende-se fazer parte da assimilação e não de alienação. Os  dons, nada tem haver com movimento pentecostal. Afinal, o carisma veio antes do movimento. Paulo por exemplo, não era ou se apresentava como pentecostal e, sim discípulo e/ou apóstolo de Jesus. Onde Paulo fala sobre o dia de pentecostes como data e, o acontecimento como assunto?

Há um reverberar de que se é pentecostal: Por que se fala em línguas, profetiza, interpreta as mesmas? E as facções, divisões, blocos, feudos e caudilhos? Há enorme abismo do proceder xiita islâmico?

O próprio Paulo escrevendo aos Coríntios mostra  que em meio ao status: Havia dissenções e divisões no seio da Igreja, muita carnalidade, práticas sexuais erradas, brigas judiciais, problemas relacionados à idolatria, problemas com a Ceia do Senhor  e estavam sendo ignorantes a respeito dos dons.
Aos Gálátas  5:15, Paulo diz:  Mas se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais uns aos outros. Isto já naquele tempo.


O que acontece hoje em dia, é justamente o contrário da base colocada por Jesus, ou seja, carisma sem palavra, apenas doutrinas. O espírito simples de Cristo, bem longe. Isto sem levar em conta, o que o próprio Paulo autorizado pelo Senhor, endereça as Igrejas, o que está escrito em 1 Coríntios Capítulos  10 e 12-14 e, que não é observado nos últimos dias, pelo movimento dito pentecostal.


Ainda querem transformar a Igreja num sistema militar e pesado. Falta carisma, pois certamente a hipocrisia campeia. A carne prevalece e o cerne, junto a essência  é colocada  para segundo plano. Onde Pedro também se apresenta como pentecostal? Ele era discípulo. A Igreja é a noiva de Cristo, formada por discípulos de Jesus. Assim que entraram os “ismos” no meio e, estes foram abraçados, o caráter do evangelho morreu.


Ser cheio do Espírito, é obedecer o ensino da Palavra, esta é a recomendação de Paulo. A idéia é que, quem é cheio de Deus, esvaziou-se de algo. Como por exemplo: uma convenção da mesma denominação, fala em espiritualidade e tem orgulho de ser pentecostal, sem manter relacionamento com a outra convenção? Onde tem cruz, amor, espírito de sinceridade neste meio? Como é o orar deste povo? Com certeza falta a leitura da Bíblia. Viver cheio do Espírito, nada tem haver com ser pentecostal. Esta é a verdade, onde o dom tem a essência e pede  o caráter quebrantado do ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário