Rádio A Melhor do Universo

13 maio 2015

DO MEU OBSERVATÓRIO: A UTOPIA DO ATUAL MODELO DO PSF



O que a gente entende do Programa Saúde da Família (PSF), talvez sirva de parâmetro em países como Cuba, Canadá, Inglaterra e França. Se a gente falar na Ilha de Fidel, sequer se copia o modelo por aqui na sua integralidade. Assim, os impostos que pagamos, serve de que? E como surge a prática de reorientação de assistência? Se partirmos do tecnicismo, estamos a mil maravilhas, já na prática, há proximidade com a utopia.
Partindo daí, o objetivo seria tratar das potencialidades e refletir sobre as contradições do modelo assistencial. A expectativa é de esvaziamento do SUS com a PEC 451, se for aprovada no congresso pelo lobby dos planos de saúde. Riscos de desemprego, não é totalmente descartado. E esvaziar o PSF é mais do que natural, se a gente como sociedade, não intervir.

Na prática, qual a metodologia que descreve o tema? Qual a revisão da políticas de saúde no Brasil e o PSF tem processo de mudança no modelo assistencial?
A análise prioritariamente dentro da ESF: falta até diálogo na equipe, quanto mais estrutura. A prova é tanta, que ainda existe PACS país a fora. A equipe de saúde, trabalhar com a família tem um progresso e um processo, entretanto, não se amplia o olhar na formação sequer dos ACS. Haja visto, não haver a conclusão do segundo módulo do curso técnico da categoria, que começou em 2006. Assim compreendo que se faz obrigatoriamente ter um olhar mais amplo, trazerem novas propostas e,
inovação na implantação das equipes e, que não seja de faz de contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário