Cosems Marcos Marcos Rubio Maruo Jose e Maurício
Participaram da reunião o representante do Coren-MG na Comissão de Prevenção ao Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, o presidente do Coren-MG, Marcos Rubio, e os presidentes do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira e do Cosems MG, José Mauricio Lima Rezende

No dia 13 de abril, o presidente do Coren-MG, Marcos Rubio, se reuniu em Belo Horizonte com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Minas Gerais (Cosems MG). O objetivo do encontro foi discutir a substituição do agente comunitário de saúde (ACS) pelo técnico em enfermagem, proposta apresentada em fevereiro pelo presidente do Conasems em reunião promovida com o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Realizado em Belo Horizonte, além do presidente do Coren-MG, o encontro contou a presença dos presidentes do Cosems MG, José Mauricio Lima Rezende, e do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira. O representante do Coren-MG na Comissão de prevenção ao crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, também participou da reunião.

De acordo com Marcos Rubio, com a substituição do ACS pelo técnico em enfermagem haverá uma evidente melhora na qualidade da assistência de saúde ao usuário do SUS. "O profissional técnico em enfermagem poderá realizar cuidados e procedimentos no domicílio do usuário, tais como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, curativos, entre outros, dispensando o deslocamento até à Unidade Básica de Saúde ou à  Estratégia Saúde da Família (ESF). A mudança também favorece nossos profissionais de nível médio com maior campo de atuação", defendeu o presidente do Coren-MG.

do http://www.corenmg.gov.br