Rádio WEB MUNDIAL

https://www.radiowebgospelmundial.com/

04 janeiro 2025

PAULISTA: SILÊNCIO DA GESTÃO E CAOS ENTRE OS TRABALHADORES EFETIVOS


O clima entre os trabalhadores da Prefeitura do Paulista não anda muito amigável, com até agora, a opção feita pelo silêncio da Gestão do Prefeito Ramos, quanto aos dados colhidos pela equipe de transição. O prefeito tucano numa fala concedida a Associação dos Agentes de Combate as Endemias, quanto a salário atrasado, disse: "ter a responsabilidade de buscar solução. Não olhar o retrovisor e não saber como está o caixa!" Cabendo a indagação: a gestão passada não colaborou com dados específicos a equipe de transição? O que fizeram com os repasses dos trabalhadores, 
via governo federal?

Ao que quase todos sabem, a equipe de transição visa facilitar a adaptação da nova administração. Facilita a passagem, minimiza a interrupção de serviços, evita a perda de informações e recursos. O atual Prefeito, disse "não saber quanto tem em caixa". Mas, foram-se quase, uns trinta dias de trabalho da Equipe de Transição. Receberam as informações?

Geralmente, a equipe de transição é composta de técnicos especializados nas áreas da saúde, educação, finanças e gestão pública. O que foi que os membros da gestão anterior fizeram de repasse de informações a comissão da nova gestão? Esta é a indagação.

O representante da Associação dos Agentes de Saúde, indagando o gestor da pasta Municipal das Finanças, no dia da posse, obteve a resposta seguinte: a partir de segunda-feira (haveria) uma pre-vi-são de pagamento de salário.

Em suma - o que fizeram com o levantamento de informações e diagnóstico. Houve? Afinal um dos papeis da equipe de transição é realizar um levantamento detalhado sobre a situação da administração pública. A saúde, área crítica. Qual o inventário de recursos financeiros e de dados?

Caso estas informações não foram repassadas, como a nova gestão terá uma visão clara e se planejar para a continuidade dos serviços? Isto, trato na saúde e, a fotografia da administração no todo, para identificação e correção de falhas, bem como irregularidades em áreas especificas? Este é, ou seria  o papel da Equipe de transição. O que houve? Nós, os mortais paulistenses, ainda não sabemos.

Nas redes sociais, nas ruas de Jardim Paulista, Paratibe, no Centro da Cidade, entre os trabalhadores mais alinhados com a máquina e gestão, são muitas especulações. Não tratamos com boatos, mas ouvimos muitas coisas que com o tempo passam a ter sentido. Afinal, onde geralmente tem fumaça...Nós buscamos saber informações confiáveis e nenhuma resposta dos dois lados. Aí, surge atraso na pagamento dos servidores de Novembro. Teve movimentação trabalhista, quase paralisação geral. E aconteceu o repasse de parte do FPM. Questão resolvida ou maquiada, no dia 09 de Dezembro?!

Dai veio o  pagamento adiantado da segunda parcela do décimo terceiro no dia 13 de Dezembro. Sinal analisado por especialistas e nos comunicado, que algo estava errado. Dito e feito. Pois o pagamento aos efetivos de Dezembro, ainda não foi realizado. Nem há por enquanto, previsão. Mas há informes que os comissionados e prestadores receberam. Foi um fim de gestão passada vergonhoso.

O que houve na Gestão passada e o tamanho do deficit? E quem não fiscalizou? Até o momento, a nova gestão se limitou a afirmar que ainda não tem conhecimento. 

Vereadores desta nova legislatura, já começaram a se manifestar, cobrando informações nas pastas específicas. A população que paga impostos, estando no prejuízo junto aos trabalhadores. Querem saber e o que vai acontecer com a cidade? A demora na informação de dados, gera desconfiança. 

Se tem problemas de atraso de salários, ou foi erro ou, há  irregularidades? Está na boca do povo. Aí, não é boato é fato; em que os trabalhadores sabem, pois aconteceu repasse fundo a fundo do governo federal ao município. O dinheiro chegou dos ACS/ACE e onde está? A pergunta clara dos trabalhadores. 

O que se espera é a resolução salarial, já. No entanto, a divulgação dos dados, independente da política, conchavos ou desgastes, todos querem saber. Torce-se pela solução. Qual a causa, causador e montante. Indagou-me uma professora aposentada (revoltada) da rede municipal.

Enfim, qual panorama real financeiro da cidade do Paulista? Espera-se que a atual gestão se pronuncie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário