Rádio A Melhor do Universo

21 julho 2013

A SAÚDE DO BRASILEIRO NO SUS

A saúde do brasileiro é tema de série especial Seja no Sistema Único de Saúde ou na rede privada, o país está insatisfeito com o atendimento. Acompanhe o assunto, a partir deste domingo, no Diario de Pernambuco.




Pacientes aguardam atendimento na recepção da emergência do Hospital do Câncer, no Recife. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Pacientes aguardam atendimento na recepção da emergência do Hospital do Câncer, no Recife. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

O direito à saúde está garantido no artigo 196 da Constituição Federal. Na prática, o acesso à assistência médica é cada vez mais difícil. Seja no Sistema Único de Saúde (SUS), seja na saúde privada, o brasileiro está insatisteito com o atendimento. Para debater o tema e apontar as saídas, o Diario inicia hoje a série A saúde do brasileiro.

Até a próxima terça-feira, o leitor do jornal impresso vai conhecer como funciona o modelo universal de saúde do Brasil, as formas de financiamento, e as propostas para mudar o sistema. Hoje, o país gasta R$ 168 bilhões por ano com a saúde pública para atender 190 milhões de pessoas. As despesas das operadoras privadas somam R$ 79,8 bilhões ao ano, com 48 milhões de beneficiários. Os recursos precisam ser dobrados para assegurar saúde de qualidade para todos.

Nesta edição online e também na versão tablet, o internauta terá acesso à videorreportagem sobre o tema. Uma oportunidade de conhecer as barreiras enfrentadas pelos usuários do SUS e dos planos de saúde, na luta diária para ter assistência médica. Os textos são de Rosa Falcão e as imagens de Roberto Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário