Rádio A Melhor do Universo

02 março 2014

FAMÍLIA: O PRIMEIRO MINISTÉRIO

Investir na família missionária é investir na expansão do Evangelho


Família: o primeiro ministério
O tema da Convenção Batista Brasileira para 2014 – Família, o ideal de Deus para o ser humano – é uma das grandes prioridades de Missões Mundiais. Investir na família missionária, desde o treinamento até o retorno do campo, é investir na expansão do evangelho, cuidando para que famílias cristãs bem estruturadas sejam capazes de anunciar o reino de Deus até os confins da Terra.
Há 29 anos o pastor Guy Key, missionário da International Mission Board no Brasil, participa das Assembleias da CBB, e ele diz que os preletores em João Pessoa este ano falaram ainda mais ao seu coração.
Atento às mensagens, ele reforçou ainda mais seu pensamento de que para sermos mais eficazes na obra missionária, precisamos ter famílias ajustadas. E que ele e sua esposa, Helena, têm um grande carinho pelas famílias missionárias da JMM, contribuindo com o que podem para elas. Como pastor, missionário, marido, pai, considera a família como primeiro ministério.
“Muitas pessoas querem barganhar com Deus, prometem fazer a sua obra se Ele cuidar de sua família. Não se barganha com Deus. Temos que entender que nossos primeiros compromissos devem ser com a família”, diz Guy.
Seguindo este pensamento, a JMM oferece todos os cuidados necessários às famílias missionárias. O gerente de Missões da JMM, pastor Alexandre Peixoto, lembra que não é possível fazer missões sem a família missionária. Já no início do processo de seleção de missionários, são identificadas famílias sadias, bem estruturadas. Durante o treinamento, os casais e seus filhos recebem orientações específicas.
“O primeiro conselho que damos ao casal é que sua família é o primeiro campo missionário com o qual eles devem se preocupar. Desde o início do processo nós monitoramos a aculturação dos missionários e seus filhos”, diz o pastor Alexandre.
Missões Mundiais se preocupa até com detalhes aparentemente simples, mas que fazem muita diferença quando se está longe de amigos, familiares, em outra cultura. Além de cuidar para que os filhos de missionários frequentem uma escola de qualidade, a JMM também se esforça para que essas crianças tenham em sua casa no campo missionário um quarto semelhante ao que tinham no Brasil.
“Hoje a JMM investe na atenção às famílias missionárias retirando-as a cada dois anos para um retiro espiritual. Também temos um programa específico para as crianças”, revela o pastor Alexandre.
A importância do cuidado com a família é mencionada pelo pastor Guy com um exemplo do missionário inglês William Carey, o chamado “pai das missões modernas”. Em 2013, Guy visitou a Índia em companhia do diretor executivo de Missões Mundiais, pastor João Marcos B. Soares.
Foi na igreja onde Carey foi pastor, em Calcutá, que eles souberam de um fato curioso. O atual pastor daquela igreja lhes contou que, em 2012, sobre a família Carey. Ele ficou surpreso quando uma senhora de cerca de 50 anos, vinda da Austrália, parente do saudoso missionário, se declarou budista.
Para os pastores, foi uma grande tristeza saber que o legado do famoso missionário se perdeu após algumas gerações. Eles consideram que, em algum momento da história dos Carey, faltou o cuidado com a família. 
“Eu quero que a minha família multiplique e dê frutos para o reino de Deus”, encerra Guy.
 
da Junta de Missões Mundiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário