Rádio A Melhor do Universo

25 abril 2016

PAULISTA GANHA PISTA DE SIMULAÇÃO DE CÃO GUIA


Nesta segunda-feira (25.04), o Kennel Club de Pernambuco entregou a primeira pista de simulação de cão-guia do País. O equipamento vai oferecer aos portadores de deficiência visual a oportunidade de adquirir, sem nenhum custo financeiro, um cão-guia para auxiliar à sua acessibilidade. A entrega foi uma parceria com a Prefeitura do Paulista que cedeu o terreno localizado na BR-101, Km 15,5, em Jardim Paulista.


O espaço é composto por alguns obstáculos, um semáforo sonoro, piso tátil, assemelhando-se a uma via de trânsito. Com isso, o cão-guia irá aprimorar seus comandos, junto com o seu adestrador para que possa conduzir da melhor maneira possível o portador de deficiência visual durante diversos trajetos: desde a saída de casa até a utilização do transporte público, subir e descer rampas, elevadores e escadas, passando pela travessia nas ruas e avenidas até chegar ao seu destino final. O Kennel Club pretende entregar mais dois cães-guia até o final deste semestre.
É comprovado que, após adquirir um cão-guia, a pessoa cega se torna mais sociável, pois passa a circular mais pelas ruas, interagir com as pessoas e participar de eventos sociais. Em média, são entregues por ano cerca de quatro cães-guia a portadores de deficiência visual no Brasil. Um número considerado muito pequeno, já que no País existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, das quais 582 mil delas não enxergam.
 
do Paulista em Primeiro Lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário